Rio Juruena
Com 1240 km de extensão, o rio Juruena atravessa o estado do Mato Grosso até sua divisa com o Amazonas, onde no entroncamento destes estados com o Pará, se encontra com o rio Teles Pires e, juntos, formam o rio Tapajós, que mais adiante desagua no rio Amazonas.
Em região privilegiada pela natureza e completamente preservada, o Juruena possui águas rápidas e profundas, num labirinto de ilhas rodeadas por rochas e pedras enormes, com fundo alternando em regiões de cascalho, lajes de pedras e areia, se tornando ambiente ideal para centenas de espécies de peixes, oferecendo enorme variedade para os amantes da pesca esportiva.
Já dentro do Parque Nacional do Juruena (PARNA), o rio Juruena exibe uma das mais fantásticas obras da natureza, o exuberante e imponente Salto Augusto. Com cerca de 600 metros de largura, esta barreira natural transborda energia, com um volume impressionante de água e belíssimas e inesquecíveis paisagens.
São dois níveis de queda d´água, com aproximadamente 19 metros de altura no períodos de seca, num visual paradisíaco, que gera sensações únicas a seus visitantes.
Protegido pela legislação federal que denomina o PARNA, o rio Juruena divide o cerrado com a Floresta Amazônica, sendo um dos mais importantes rios que abastecem o Amazonas.
Com tantas belezas naturais e a preservação em seu estado praticamente virgem, o Juruena é o verdadeiro paraíso dos pescadores esportivos, oferecendo imensa quantidade e variedade de peixes, como jaús, cacharas, jundiás, cachorras largas, enormes bicudas, os gigantes trairões amazônicos, matrinchãs, tucunarés, pacus, pirapitingas, corvinas, entre outros.
A quantidade e os tamanhos dos trairões dão fama ao rio Juruena por ser o local dos maiores peixes desta espécie já capturados e registrados no país e, desta forma, faz a alegria dos pescadores esportivos.
O rio se destaca em duas fases distintas:
Peixes De Couro
Novembro à julho – Excelente
Agosto a outubro – Bom
Peixes De Escama
Janeiro a Abril – Excelente para todas as espécies, menos tucunaré e matrinxã
Maio a Julho – Excelente para todas as espécies de peixe, incluindo tucunaré e matrinxã
Agosto a Dezembro – Excelente para tucunarés, matrinxãs, trairão, bicuda e cachorra larga. Bom para as demais espécies, incluindo peixes de couro.
Redes Sociais